Logomarca do periódico: Brazilian Political Science Review

Open-access Brazilian Political Science Review

Publicação de: Associação Brasileira de Ciência Política
Área: Ciências Humanas
Versão on-line ISSN: 1981-3821
Creative Common - by 4.0

SOBRE O PERIÓDICO

Breve Histórico

 

A Brazilian Political Science Review (BPSR) foi lançada em 2007, com a missão de difundir trabalhos científicos de alta qualidade sobre temas da ciência política e das relações internacionais, contribuindo assim para o intercâmbio de ideias na comunidade internacional de ciência política e para a internacionalização do conhecimento científico produzido no Brasil.

Publicada pela Associação Brasileira de Ciência Política, a BPSR acolhe a diversidade de temas, problemas e abordagens teóricas e metodológicas presentes nas diferentes subáreas da ciência política e das relações internacionais. Assim, seu escopo editorial, simultaneamente disciplinar e amplo, abrange toda a gama de pesquisas: teóricas e/ou empíricas; transnacionais, internacionais ou sobre um determinado país; quantitativas e/ou qualitativas.

Único periódico nacional no campo da ciência política publicado totalmente no idioma inglês, a BPSR aceita trabalhos elaborados por autores estrangeiros e brasileiros.

De publicação contínua, a BPSR organiza a divulgação dos artigos entre os três números que compõem um volume.
Seu título abreviado é Braz. Political Sci. Rev., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

A BPSR adota uma série de princípios da ciência aberta (Open Science Green).

Todo o conteúdo da BPSR está disponível com acesso aberto na página eletrônica da publicação, na biblioteca SciELO e em diretórios nacionais e internacionais.

A publicação recebe a submissão de artigos publicados em eventos acadêmicos e em perfis pessoais dentro de plataformas acadêmicas; versões preliminares de working papers; e artigos preprints publicados em plataformas confiáveis.

A BPSR realiza uma curadoria dos dados dos artigos, garantindo que sejam replicáveis, e disponibiliza os bancos de dados e seus metadados em seu site e no Harvard Dataverse.

Em relação ao processo de avaliação, as decisões editoriais enviadas aos autores também são compartilhadas com os revisores dos artigos.

 

 

Ética na Publicação

 

A BPSR está fortemente comprometida com práticas editoriais éticas e busca sempre garantir os mais altos padrões de boas práticas editoriais no encaminhamento dos trabalhos recebidos, desde sua submissão, passando pela etapa de avaliação, até a publicação.

Toda e qualquer alegação de má conduta é endereçada à editora-chefe, que a encaminha para as considerações e avaliação do Comitê de Ética da BPSR. Denúncias de más condutas, sem se limitar a esses itens, podem incluir questões relacionadas à autoria; más práticas de pareceristas, da equipe editorial e da secretaria editorial da BPSR; conflitos de interesse; dados e replicabilidade; monitoramento de práticas éticas em pesquisa envolvendo seres humanos; plágio e republicação. Também podem incluir outros temas relacionados ao processo editorial.

O Comitê de Ética da BPSR é formado pelo presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), pelos diretores das áreas de Publicações e de Projetos da ABCP e pela editora-chefe da BPSR. Casos alegados de má conduta são avaliados à luz dos documentos orientadores de boas práticas editoriais adotados pela BPSR.

Todos os autores do manuscrito devem ser declarados no momento da submissão, assim como informações detalhadas para contato. A contribuição específica de cada autor deve ser informada. Manuscritos com autores omitidos, definidos por cálculos estratégicos sobre os efeitos do prestígio na possibilidade da aprovação do trabalho, ou incorporados por motivos honoríficos ou de autoridades (“ghost”, “guest” ou “gift writers”) são excluídos do processo editorial.

Qualquer queixa sobre má conduta por parte dos pareceristas, da equipe editorial ou da secretaria editorial da BPSR é encaminhada à editora-chefe, que a submete às considerações e à avaliação do Comitê de Ética da BPSR.

Durante todo o processo editorial, pareceristas e autores devem informar apoios financeiros recebidos e todo e qualquer possível conflito de interesse derivado deles. Além disso, recomenda-se aos editores associados e à editora-chefe que se abstenham de participar de qualquer processo de submissão de manuscrito que possa implicar conflitos de interesses.

A BPSR recomenda a todos os envolvidos no processo editorial – autores, pareceristas, editores associados, editora-chefe e fornecedores externos – a consultarem, sempre que necessário, os documentos que orientam as boas práticas editoriais da publicação, principalmente sobre questões relacionadas à autoria e referências; responsabilidade dos autores; conflitos de interesse; anonimato e processo de avaliação; e pesquisas envolvendo seres humanos.

Para as melhores práticas relacionadas a aspectos específicos do processo editorial, a BPSR adota os “Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Acadêmicas” (somente em inglês), do Comitê de Ética em Publicações (COPE); e também as “Recomendações para a Promoção da Integridade em Publicações Científicas” (somente em inglês), do Conselho de Editores Científicos.

Em relação ao desenvolvimento das pesquisas, a BPSR adota as  "Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica”, do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); as “Diretrizes para a Comunicação dos Resultados da Pesquisa e Autoria”, estabelecidas no Código de Boas Práticas Científicas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e também o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Lei n. 14.874/2024).

 

 

Foco e Escopo

 

A BPSR publica artigos que versam sobre a diversidade de temas, problemas e abordagens teóricas e metodológicas, presentes nas diferentes subáreas da ciência política e das relações internacionais.

Seu escopo editorial, simultaneamente disciplinar e amplo, abrange toda a gama de pesquisas: teóricas e/ou empíricas; transnacionais, internacionais ou sobre um determinado país; quantitativas e/ou qualitativas.

O periódico publica artigos originais, notas de pesquisa em andamento, ensaios de revisão bibliográfica e resenhas de livros publicados por editoras internacionais que incluem o Brasil no elenco de países pesquisados.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO, que garante o acesso permanente a todo o conteúdo da publicação, a qualquer momento, hoje ou no futuro, mesmo no caso eventual de o periódico deixar de ser publicado.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico:Brazilian Political Science Review
  • Título abreviado: Braz. Political Sci. Rev.
  • Publicação de: Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP)
  • Periodicidade: quadrimestral
  • Modalidade de publicação: publicação contínua
  • Ano de criação do periódico: 2007
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

A BPSR aceita a submissão de versões preliminares de working papers e de artigos preprints publicados em plataformas confiáveis.  

 

 

Processo de Avaliação por Pares

 

A BPSR adota o processo duplo-anônimo de avaliação por pares.

A avaliação de mérito científico dos manuscritos submetidos a BPSR inclui a participação dos editores associados, que selecionam os pareceristas, analisam os pareceres enviados e realizam a recomendação editorial que fundamentará a decisão editorial tomada pela editora-chefe.

Embora não haja um número definido de pareceres para a recomendação editorial, no geral, são consideradas três avaliações.

Ao emitir a decisão editorial para os autores, a editora-chefe também compartilha com os avaliadores a decisão e todos os pareceres que a fundamentaram.

 

 

Dados Abertos

 

A BPSR tem uma política de compartilhamento de dados e disponibiliza bases de dados e metadados em sua página eletrônica (https://brazilianpoliticalsciencereview.org/) e também no repositório Harvard Dataverse.

Uma parte importante da política de compartilhamento de dados da BPSR consiste na verificação exaustiva dos metadados e das bases, com o objetivo de garantir a transparência e a replicabilidade dos resultados apresentados nos artigos. Todos os procedimentos de replicação são checados. O periódico avalia os dados e metadados e, quando se verifica inconsistências, a BPSR envia aos autores pareceres solicitando os devidos ajustes.

Os autores de trabalhos aceitos para publicação devem disponibilizar o conjunto de arquivos de dados para replicação: (i) o banco de dados utilizado na análise, (ii) o dicionário de códigos descrevendo as variáveis e (iii) o script ou a descrição detalhada dos procedimentos de análise e os passos realizados para a elaboração de cada gráfico e/ou tabela.

O banco de dados deve estar em um formato de fácil acesso aos softwares estatísticos convencionais, como R, Stata, SPSS e Excel. O dicionário de códigos deve indicar o nome da variável, a sua descrição e a fonte dos dados. Quando for o caso, o código para replicação das análises deve ser extensamente comentado. Quando o artigo não utilizar um software estatístico que permita a criação de um código de replicação, o autor deve descrever os procedimentos, passo a passo, para que a replicação seja possível.

 

 

Cobrança de Taxas

 

A BPSR cobra uma taxa de processamento editorial (article processing charge - APC) dos autores com trabalhos aprovados, destinada exclusivamente ao pagamento dos serviços de tradução e/ou revisão do idioma inglês. Esses serviços são realizados por profissionais escolhidos e contratados pela BPSR. O valor da taxa varia de acordo com o tipo de manuscrito.

Membros da Associação Brasileira de Ciência Política, pesquisadores recém-doutorados e pesquisadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil têm direito a descontos específicos para cada grupo (ver tabela abaixo).

A APC não se aplica a resenhas ou trabalhos publicados na seção Fórum.

 

 

Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação

 

A BPSR está fortemente comprometida com práticas editoriais éticas e busca sempre garantir os mais altos padrões de boas práticas editoriais no encaminhamento dos trabalhos recebidos, desde sua submissão, passando pela etapa de avaliação, até a publicação.

Toda e qualquer alegação de má conduta por parte de autores, revisores, editores e secretaria são encaminhadas à editora-chefe, que as submete às considerações e à avaliação do Comitê de Ética da BPSR.

Denúncias de más condutas, sem se limitar a esses itens, podem incluir questões relacionadas à autoria; más práticas de revisores, da equipe editorial e da secretaria editorial da BPSR; conflitos de interesse; dados e replicabilidade; monitoramento de práticas éticas em pesquisa envolvendo seres humanos; plágio e republicação. Também podem incluir outros temas relacionados ao processo editorial.

O Comitê de Ética da BPSR é formado pelo presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), pelos diretores das áreas de Publicações e de Projetos da ABCP e pela editora-chefe da BPSR. Casos alegados de má conduta são avaliados à luz dos documentos orientadores de boas práticas editoriais adotados pela BPSR.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Os autores devem informar qualquer forma de financiamento de pesquisa (público ou privado) e fornecer o nome da agência financiadora, o título do projeto financiado por ela e o número de identificação do financiamento.

Os revisores também devem informar apoios financeiros recebidos e todo e qualquer possível conflito de interesse derivado deles.

Além disso, recomenda-se aos editores associados e à editora-chefe que se abstenham de participar de qualquer processo de submissão de manuscrito que possa implicar conflitos de interesses.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

A BPSR faz uso do programa Turnitin de detecção de verificação de similaridade. Todos os manuscritos submetidos à publicação, incluindo as resenhas, passam por essa verificação, antes de seguirem para avaliação editorial.

Em casos de altos índices de similaridade sem a devida referência, a publicação solicita aos autores que façam as devidas referências e ressubmetam o manuscrito.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Brazilian Political Science Review, além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Brazilian Political Science Review observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Toda investigação que não faça uso de dados existentes e envolva a participação direta de populações, grupos populacionais ou indivíduos deve ser realizada com a aprovação do comitê de ética em pesquisa da instituição responsável e o consentimento explícito dos envolvidos, com a assinatura do “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido” (TCLE).

No momento da submissão, os autores devem enviar também a aprovação do comitê de ética em pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

A BPSR adota a licença Creative Commons "Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)". Essa licença permite copiar e redistribuir o material publicado, em qualquer meio ou formato, para qualquer propósito, inclusive comercial, desde que reconhecida a autoria e a fonte original (BPSR).

Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam com a política editorial adotada pela BPSR e em ceder os direitos autorais para a Associação Brasileira de Ciência Política.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo periódico Brazilian Political Science Review, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0, que permite copiar e redistribuir o material publicado, em qualquer meio ou formato, para qualquer propósito, inclusive comercial, desde que reconhecida a autoria e a fonte original (BPSR).

Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam com a política editorial adotada pela BPSR e em ceder os direitos autorais para a Associação Brasileira de Ciência Política.

O periódico não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras.

A BPSR encoraja autoras e autores a autoarquivar e a divulgar seus artigos publicados em blogs pessoais, repositórios institucionais, mídias sociais acadêmicas e em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.  

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes

 

CORPO EDITORIAL

 

Editora-Chefe

   

 

Editor(es) Associados

   

 

Editor de Dados

   

 

Comissão Editorial

   

 

Conselho Editorial

   

 

In memorian

 
  • Candido Mendes, Universidade Candido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Sonia Camargo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Wanderley Guilherme dos Santos, Universidade Candido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
 

 

Equipe Técnica

 

Editora Assistente

 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Tipos de Documentos Aceitos

 

A BPSR publica artigos originais, notas de pesquisa, ensaios de revisão e resenhas de livros publicados por editoras internacionais nas quais o Brasil é um dos países estudados. Cada tipo de manuscrito é publicado em seções específicas relacionadas.

A BPSR aceita a submissão de versões preliminares de working papers e de artigos preprints publicados em plataformas confiáveis.
Autores não lusófonos devem submeter trabalhos em inglês. Os autores lusófonos podem enviar textos em português ou inglês.

Os trabalhos aprovados são traduzidos e/ou revisados por tradutores indicados pela BPSR.

Extensão dos trabalhos

Artigos originais: até 9 mil palavras, incluindo as referências, tabelas e gráficos.
Ensaios de revisão bibliográfica: até 6 mil palavras, incluindo as referências, tabelas e gráficos.
Notas de pesquisa em andamento: até 2.500 palavras incluindo as referências, tabelas e gráficos.
Resenhas de livros: até 1.900 palavras, incluindo as referências, tabelas e gráficos.

Documentos para submissão

A folha de rosto, o texto do trabalho, as tabelas, os gráficos e as figuras devem ser submetidos em diferentes arquivos, nomeados de acordo com seu conteúdo. Na plataforma de submissão, é possível inserir cada documento em sua categoria.

Observações:

  1. A folha de rosto identifica os autores e deve informar: nome, afiliação completa, e-mail do autor de contato, registro de todos os autores no ORCID, cidade, estado, país. O documento também deve trazer um minicurrículo dos autores com a formação acadêmica e eventuais vínculos empregatícios e as eventuais fontes de financiamento, incluindo os nomes dos financiadores, número do processo, contrato, ano etc.
  2. O resumo pode ter até 250 palavras e tem um campo específico para ser preenchido na plataforma de submissão.
  3. A publicação aceita até cinco descritores (palavras-chave) que contam com um campo específico para ser preenchido na plataforma de submissão.
  4. O texto do trabalho NÃO deve apresentar nenhuma identificação dos autores.
 

 

Contribuição dos Autores

 

Todos os autores do manuscrito devem ser declarados no momento da submissão, assim como suas informações detalhadas para contato.
A contribuição específica de cada autor deve ser informada, de acordo com a Taxonomia CRediT.

Manuscritos com autores omitidos, definidos por cálculos estratégicos sobre os efeitos do prestígio na possibilidade da aprovação do trabalho, ou incorporados por motivos honoríficos ou de autoridades (“ghost”, “guest” ou “gift writers”) serão excluídos do processo editorial.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

O texto do trabalho deve ser elaborado usando um processador de texto, de preferência o Word (Microsoft).

Eventuais notas explicativas devem ser inseridas no fim de cada página e devem ser numeradas sequencialmente. Esse é um recurso para ser usado o mínimo possível.

 

 

Ativos Digitais

 

As tabelas devem ser submetidas preferencialmente em formato Excel (Microsoft). Cada tabela deve apresentar um título descritivo do seu conteúdo, que deve ser informado acima da tabela. A tabela também deve obrigatoriamente informar a fonte dos dados, que deve vir após a tabela. Eventuais notas explicativas devem vir fora da tabela. As tabelas não devem conter palavras em negrito ou em itálico.

Os gráficos devem ser submetidos preferencialmente em formato Excel (Microsoft), ou então, devem estar formatados de acordo com o padrão editorial da BPSR, com fonte Cambria, tamanho 11. Cada gráfico deve apresentar um título descritivo do seu conteúdo, que deve ser informado acima do gráfico. A fonte dos dados e eventuais notas explicativas devem vir abaixo do gráfico. Internamente, os gráficos não devem conter palavras em negrito ou em itálico.

Não há um formato definido para figuras e ilustrações. Título, legendas, fonte dos dados e eventuais notas explicativas devem vir fora da figura e não devem estar em negrito ou em itálico. De preferência, o conteúdo escrito interno das figuras e ilustrações devem estar na fonte Cambria 11.

 

 

Citações e Referências

 

A publicação adota a norma Chicago para formatação de citações e referências.

No corpo do texto, referências a tabelas, gráficos e figuras devem respeitar a notação científica internacional: (FIGUEIREDO, 9999); or (FIGUEIREDO, 999:99).

Uma lista de referência deve ser incluída no final do manuscrito, iniciando em uma página separada, sem numeração e em ordem alfabética. A relação deve incluir todos os autores referidos no texto, tabelas, gráficos ou figuras, seguindo os critérios:

  • Livros: 

FIGUEIREDO, Marcus (sem ponto) (9999), The life in Saturn. Rio de Janeiro: Editora Saturno. 999 pp. (número de páginas da obra, com o ponto da abreviação de páginas e o ponto do final da frase.
FIGUEIREDO, Marcus (Ed sem ponto) (9999), The life in Saturn. Rio de Janeiro: Editora Saturno. 999 pp.

  • Capítulos ou seções de livros: 

SILVA, Arnaldo (9999), Looking for stars. In: The life in Saturn. Edited by FIGUEIREDO, Marcus. Rio de Janeiro: Editora Saturno. pp. 123-133 (número de páginas do capítulo).

  • Artigos: 

FIGUEIREDO, Marcus (9999), A vida em Saturno. Brazilian Politic Science Review. Vol. 01, Nº 01, pp. 123-124.

  • Fontes eletrônicas:

FIGUEIREDO, Marcus (9999), A vida em Saturno. Available at <electronic address>. Accessed on (data de acesso) March, 08, 2019.

  • Jornais e revistas:

SOBRENOME, nome do autor da matéria. Título do artigo. Título do Jornal, local, dia, mês e ano. Título do caderno, seção ou suplemento, página inicial e final.

  • Entrevistas:

SOBRENOME, Nome do entrevistado. Título da entrevista. Nome do entrevistador. Data (dia, mês e ano), local. Nº de páginas ou tempo de duração.

  • Paper em evento científico:

SOBRENOME, Nome do autor (9999), Título do trabalho. Paper apresentado em nome do evento.
 
A BPSR conta com o trabalho de normatização dos trabalhos publicados, a fim de garantir a correção da aplicação do estilo Chicago.

 

 

Documentos Suplementares

 

Conjunto de dados

Autores que submeterem trabalhos empíricos devem fornecer, quando e se o manuscrito for aprovado, o banco de dados utilizado na análise, o dicionário de códigos descrevendo as variáveis e o código para replicação ou a série de passos da análise. 

O banco de dados deve estar em um formato de fácil acesso aos softwares estatísticos convencionais, como R, Stata, SPSS e Excel.

O dicionário de códigos deve indicar o nome da variável, a sua descrição e a fonte dos dados.

Quando for o caso, o código para replicação das análises deve ser extensamente comentado.

Quando o artigo não utilizar um software estatístico que permita a criação de um código de replicação, o autor deve descrever os procedimentos, passo a passo, para que a replicação seja possível.

Os autores podem disponibilizar materiais suplementares para o banco de dados. A tradução ou a revisão de idioma destes documentos gerará uma taxa adicional de processamento editorial (APC).

 

 

Contato

 

Associação Brasileira de Ciência Política
Rua da Matriz, 82 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ - Brasil
CEP: 22260-100
Telefone: (21) 9320-4871
E-mail: [email protected]

 

 

location_on
Associação Brasileira de Ciência Política Rua da Matriz, 82 - Botafogo, CEP 22260-100, Telefone: (55 21) 9320-4871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: [email protected]
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro
OSZAR »